sábado, 27 de março de 2010

Falando de Gatos

Vira-Lata

DE VIRA-LATA A RAÇA PURA

Reconhecido como raça no Brasil, o Pêlo Curto Brasileiro prepara-se para se tornar o primeiro gato nacional com reconhecimento internacional.
É a única raça de origem brasileira, reconhecida por apenas uma entidade no exterior. É um gato bastante agitado e não é tão independente quanto parece. Ele gosta do contato físico com as pessoas e é muito apegado ao dono
É o popular gato de rua, habitante de nossos telhados, praças e jardins, que virou um ilustre felino reconhecido como raça há 10 anos pela Federação Brasileira do Gato, sediada no Rio de Janeiro - RJ.
Essa raça foi criada a partir de gatos domésticos sem pedigree, e posteriormente foram refinados em termos de tamanho.



PERSA

A Raça de gatos preferida do mundo - a mais alterada pelo homem e menos parecida com os felinos tradicionais - descobre os seus limites.
Esta raça caracteriza-se pelo focinho achatado e por sua densa e longa pelagem. Ele é dócil e contemplativo. Requer escovação todos os dias.
São gatos grandes, de coloração totalmente branca e pelagem longa e densa.


* Pretende ter um gato?

Os gatinhos devem ser vivos, espertos, com senso de humor e brincalhões.
Observe os gatinhos junto com os outros da ninhada. Assim estará observando, além do físico, o aspecto psíquico também, isto é, seu temperamento.

* O primeiro dia do gatinho em casa

Quando for levá-lo para casa use uma caixa de transporte. É a forma mais segura para você e para ele. Assim eles se sentiram seguros e abrigados, já que nunca saíram de casa antes e portanto, nunca se afastaram de sua mãe e irmãos e isso os deixa muito assustados e estressados. Planeje bem para que esta viagem até o novo lar seja o menos estressante possível e rápida.Use uma toalha limpa no fundo quando for transportar seu gato.
Adaptar gatinhos novos a uma nova casa requer amor e paciência. É melhor ter 2 gatinhos a ter um só, porque um faz companhia ao outro e brincam juntos, dando menos trabalho. Como os gatos não dão praticamente nenhum trabalho e poucas despesas, não há razão para ter apenas um. Eles sentirão falta da mãe e irmãos, por isso devemos ser pacientes e carinhosos, principalmente nos primeiros dias, para que se sintam bem e seguros no novo lar.
Ás vezes os gatinhos não querem comer nos primeiros dias, até que se acostumem com o novo lar. É bom deixar sempre à sua disposição uma vasilha com leite.
Alguns filhotes levam algum tempo para se acostumarem com seus novos donos. Se você mora numa casa, mantenha-o preso dentro de casa logo nos primeiros dias, assim ele não poderá fugir. Fale gentilmente, se aproxime com calma. Paciência e gentileza; é a fórmula para cativar a amizade de seu gato.

* O que necessito ter em casa para o novo gatinho?

>Cama
Logo que os gatinhos chegarem, escolha para eles um local para servir de quarto, no qual coloque uma caixa ou cesta forrada com toalha ou cobertor, para lhes servir de cama. Ele deve ser acostumado a dormir aí antes de dormir em camas, sofás, gavetas, etc. Existem caminhas muito confortáveis e bonitas à venda em lojas de animais, seu gatinho vai adorar.
Na primeira noite, antes de dormir, certifique-se de que estão bem alimentados, para que não acordem chorando com fome. Por isso é bom ter dois gatinhos, um faz companhia ao outro, seja dormindo ou brincando, até que você acorde pela manhã.

>Bandeja Sanitária
Item importantíssimo para os gatos que não terão acesso à terra.
Existem vários produtos no mercado, escolha o que mais lhe agradar. As bandejas devem ser de material facilmente lavável. (Eu utilizo as bandejas vendidas em material de construção). Lave a bandeja com água quente e sabão. Evite usar desinfetantes que podem intoxicar o seu gatinho.
Limpe a caixa diariamente. Assim como nós, gatos não gostam de banheiro sujo, se a caixa estiver muito suja, ele fará suas necessidades em outro lugar.
Encha a bandeja sanitária com cerca de 5cm de material sanitário, para que o gato possa escavar e cobrir.
O número de vezes por dia que você deverá limpar a caixa, irá depender de quantos gatos você tem. Quanto mais gatos mais vezes você terá que limpar. (Eu limpo apenas pela manhã, pois o Ulisses já se acostumou a defecar apenas à noite).

>Comedouros e bebedouros
Devem ser de fácil limpeza e mantidos limpos. O bebedouro deve ser pesado para que não vire facilmente. O comedouro deve ser um prato raso ou pires porque os gatos gostam de escavar seus alimentos para fora do comedouro.
Evite o uso de bebedouros e comedouros plásticos. Alguns gatos têm alergia a esse material, desenvolvendo a chamada: Acne Felina. (O meu gatinho se adaptou muito bem ao comedouro fixo, onde ele procura sempre que deseja).

>Postes de arranhar
Evitam que seu gato arranhe móveis e sofás. Os gatos arranham para se exercitar.
Você pode comprar um já pronto, ou fazer um você mesmo.

>Escovas
Use uma escova que penteie bem os pelos do seu gato. Isso irá diminuir a quantidade de pelos que ele engolirá ao se lavar e conseqüentemente, evitará a formação de bolas de pêlo no estomago dele. (Preferi ter duas, uma plástica e outra de metal).

>Brinquedos
Só dê ao seu gatinho brinquedos próprios para gatos, que não soltem pedaços. Uma bolinha de papel ou uma caixa de sapato são brinquedos apreciados por eles.



*Atenção aos perigos que rondam seu gato em casa.

Como diz o ditado popular: "A curiosidade matou um gato". Gatos são animais curiosos por natureza e gostam de explorar o desconhecido. Por isso todo o cuidado é pouco com portas, janelas, armários, geladeira, forno, máquinas de lavar, aquecedores elétricos, panelas no fogo, brinquedos que se desfazem.

*Dê ao seu gatinho brinquedos próprios para ele, assim ele poderá brincar com segurança.

Algumas precauções a tomar:

1-Antes de comprar e usar venenos contra ratos e baratas, leia o rótulo.
2- Consulte seu veterinário antes de dar qualquer remédio para o seu gato. Alguns medicamentos, como a aspirina, são tóxicos para os gatos.
3-coloque telas nas janelas. Eles não se atiram, mas podem dar um salto em falso.
4- não coloque fitas no pescoço de seu gato, ele poderá se machucar se ela se prender em algum lugar. Se usar coleira de identificação, use uma com elástico, ou solta o suficiente para que ele se livre dela em caso de necessidade.
5-mantenha gavetas, baús e closets sempre fechados. os gatos adoram lugares escuros e quentes para dormir, e podem ser trancados por acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário