O que é?
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
A tristeza é a característica fundamental de qualquer depressão. Os pacientes sentem-se abatidos, tristes, acabrunhados, insatisfeitos.
O indivíduo depressivo é incapaz de estar em relação com o ambiente que o rodeia, embora este seja jovial e descontraído. Tão-pouco pode realizar actividades que antes de se iniciar o seu padecimento lhe traziam alguma satisfação.
Esta perda de interesse pelo ambiente manifesta-se em todos os âmbitos: familiar, laboral, intelectual, sexual, etc.. E isto aumenta os sentimentos de culpa que caracterizam este tipo de pacientes.
Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
* Perda de energia ou interesse
* Humor deprimido
* Dificuldade de concentração
* Alterações do apetite e do sono
* Lentificação das atividades físicas e mentais
* Sentimento de pesar ou fracasso
* Pessimismo
* Dificuldade de tomar decisões
* Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
* Irritabilidade ou impaciência
* Inquietação
* Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
* Chorar à-toa
* Dificuldade para chorar
* Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
* Dificuldade de terminar as coisas que começou
* Sentimento de pena de si mesmo
* Persistência de pensamentos negativos
* Queixas freqüentes
* Sentimentos de culpa injustificáveis
* Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.
A Gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado. (Rachel de Queiroz)
Toda mulher é muito solitária. O importante é encontrar um desvio na trilha da solidão para não entristecer na vida. (Lilia Cabral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário