sábado, 14 de julho de 2018


Nascente Chácara das Oliveiras


A poluição, desmatamento e uso inadequado do solo são alguns dos principais problemas que nossas águas vem enfrentando.

Para quem não sabe, as nascente são manifestações superficiais de águas armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d’água, formando córregos, posteriormente unindo-se para originar os riachos e rios.
As nascentes são as nossas “galinhas dos ovos de ouro”, ou seja, são elas que irão garantir água limpa (Isso se a água subterrânea não estiver contaminada) e abundante num futuro próximo

A conservação das nascentes está diretamente relacionada à conservação do solo, água e vegetação, ou seja, todos interligados, sendo que qualquer alteração em um desses elementos afeta os demais.

Já o enriquecimento das nascentes faz com que a vegetação do entorno funcione como barreira viva na contenção da água proveniente das enxurradas.

Outros cuidados também são importantes. Por exemplo, evitar a construção de currais, chiqueiros, galinheiros e fossas sépticas nas proximidades das nascentes, pois, com a chuva, os dejetos podem contaminá-las. Da mesma maneira, o desmatamento no entorno das nascentes e o acúmulo de lixo nas regiões próximas a elas também precisam de atenção.


Fonte de Pesquisa: http://2engenheiros.com/2017/05/06/como-conservar-as-nascentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário